Psicoterapia

psicoterapia na florânima

Psicoterapia – também chamada terapia de conversa ou simplesmente terapia – é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Através dela é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.

Algumas das principais abordagens para a psicoterapia incluem:

  • Psicoterapia Psicanalítica: Uma abordagem à terapia que envolve mergulhar em pensamentos de um paciente e experiências passadas para procurar pensamentos inconscientes, sentimentos e memórias que podem influenciar o comportamento.
  • Psicoterapia Cognitivo-comportamental: Um tipo de psicoterapia que envolve técnicas cognitivas e comportamentais para mudar pensamentos negativos e comportamentos desajustados.
  • Psicoterapia Humanista: Uma forma de terapia que se concentra em ajudar as pessoas a maximizarem o seu potencial.
psicossomatica na florânima

Psicossomática

A psicossomática não se trata de uma especialidade, o psicoterapeuta especializado conseguirá ter uma outra visão sobre uma doença, dando uma re-significação aos sintomas. E é importante esclarecer que, apesar de a enfermidade ser emocional, o paciente precisará de tratamento médico. Os sintomas que a pessoa apresenta não são imaginários e, portanto, exigem cuidados especiais.precisando de uma visão multidisciplinar, favorecendo o disgnóstico de cunho psíquico e somático.

Psicossomática é a tentativa viva e concreta de se estudar o ser humano de uma forma integral. Ela contribui para a cura e a prevenção de futuras doenças, pois estimula reflexão da vida do individuo como um todo no tocante às doenças somáticas que surgem, tendo como fator etiológico os aspectos mentais.Existem em todas doenças uma conjunção de causas externas e internas.